Secretário da CNBB diz que papa tinha alegria de falar sobre o Brasil
O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, disse nesta segunda-feira (21) que o papa Francisco tinha alegria de falar sobre o Brasil. Em coletiva de imprensa, a entidade lamentou a morte do pontífice, ocorrida na manhã de hoje aos 88 anos. Da esquerda para a direita: conselheiro da Nunciatura, monsenhor Gabriele Pesce, núncio apostólico no Brasil, dom Giambatistta Diquattro, bispo auxiliar de Brasília, secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, e subsecretário adjunto-geral da CNBB, padre Leandro Megeto. Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil Notícias relacionadas:Brasilienses homenageiam papa Francisco nos 65 anos da capital.Vaticano confirma morte do papa por AVC e colapso cardiovascular.Fiéis lotam Catedral da Sé em missa para homenagear papa Francisco.Segundo o secretário, Francisco dava muita atenção ao Brasil e olhou para o país com muita expectativa durante seu pontificado. "De fato, a última visita que a presidência da CNBB fez, há um mês atrás, nós percebemos, mesmo ele já convalescido, a alegria dele de falar do Brasil. A disposição, o humor, nos toca profundamente esse carinho", afirmou. Dom Ricardo também disse que o papa Francisco atuou como construtor de pontes entre o evangelho e as "dores do mundo". "Um papa que caminhava com o povo, ouvia antes de falar e servia entes de ser servido", comentou. O secretário também disse que o papa foi uma "benção para nosso tempo" e ficou marcado pelo estilo simples. "No seu gesto, lavando os pés de presos, acolhendo migrantes, abraçando doentes, o mundo viu a face do bom pastor", completou. Mais cedo, o Vaticano confirmou que o papa Francisco foi vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), seguido por coma e colapso cardiovascular irreversível. Os detalhes do rito de sepultamento e os próximos passos do Vaticano com relação à sucessão papal ainda não foram divulgados.

O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, disse nesta segunda-feira (21) que o papa Francisco tinha alegria de falar sobre o Brasil.
Em coletiva de imprensa, a entidade lamentou a morte do pontífice, ocorrida na manhã de hoje aos 88 anos.
Notícias relacionadas:
- Brasilienses homenageiam papa Francisco nos 65 anos da capital.
- Vaticano confirma morte do papa por AVC e colapso cardiovascular.
- Fiéis lotam Catedral da Sé em missa para homenagear papa Francisco.
"De fato, a última visita que a presidência da CNBB fez, há um mês atrás, nós percebemos, mesmo ele já convalescido, a alegria dele de falar do Brasil. A disposição, o humor, nos toca profundamente esse carinho", afirmou.
Dom Ricardo também disse que o papa Francisco atuou como construtor de pontes entre o evangelho e as "dores do mundo".
"Um papa que caminhava com o povo, ouvia antes de falar e servia entes de ser servido", comentou.
O secretário também disse que o papa foi uma "benção para nosso tempo" e ficou marcado pelo estilo simples.
"No seu gesto, lavando os pés de presos, acolhendo migrantes, abraçando doentes, o mundo viu a face do bom pastor", completou.
Mais cedo, o Vaticano confirmou que o papa Francisco foi vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), seguido por coma e colapso cardiovascular irreversível.
Os detalhes do rito de sepultamento e os próximos passos do Vaticano com relação à sucessão papal ainda não foram divulgados.
Qual é a sua reação?






