PBH mantém oferta de teleconsultas para a população
Mais de 19 mil vagas de teleconsultas foram disponibilizadas pela Prefeitura de Belo Horizonte para a população da capital desde fevereiro deste ano.

As consultas on-line são indicadas para queixas clínicas leves, como sintomas de doenças respiratórias e de arboviroses, diarreias, dores de cabeça e articulares, por exemplo.
A Prefeitura implantou as teleconsultas para ampliar o acesso médico para a população, reduzindo o tempo de espera nas unidades de saúde e agilizando o atendimento. Mesmo com boa adesão, ainda há considerável número de vagas livres e de não comparecimento. Das mais de 19 mil consultas ofertadas, cerca de 11 mil foram realizadas. Já cerca de 8 mil, ou seja 42% das vagas ofertadas, ficaram livres ou o usuário agendou, mas não acessou a plataforma no horário marcado.
Agendamento
Todos os moradores da capital, a partir de um ano de idade e cadastrados em um dos 152 centros de saúde, podem ter acesso à modalidade assistencial com atendimento de médicos da rede SUS-BH. Caso o cidadão não tenha cadastro, ele deve procurar a unidade de referência para realizar esse processo. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura.
Após ser referenciado em um dos centros de saúde, o cidadão deve acessar o serviço por meio deste link para agendar a consulta. Depois de confirmar o cadastro na plataforma, o paciente escolhe a data e horário, dentro da disponibilidade apresentada. Próximo à marcação, o usuário entrará novamente no sistema com o CPF e data de nascimento e terá acesso.
De acordo com o diagnóstico, o paciente receberá as orientações, além da prescrição de medicamentos e outros documentos médicos que se fizerem necessários e que serão enviados para o e-mail cadastrado em um prazo de até 24 horas. Com a impressão da receita ou exame, o paciente ou responsável poderá buscar a medicação ou agendar o exame solicitado no centro de saúde de referência.
É importante esclarecer que as teleconsultas agendadas para crianças deverão sempre ser realizadas através do cadastro delas e não dos pais, mas cabe destacar que os responsáveis devem acompanhar todo o atendimento. Outras orientações podem ser verificadas no portal da Prefeitura.
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