Projeto da PBH incentiva trocas de saberes sobre plantas e ervas medicinais

Jotapê

publicidade

O Projeto Chá de Saberes, da Prefeitura de Belo Horizonte, oferece gratuitamente, oficinas teóricas e práticas de trocas de saberes tradicionais, em que são abordadas técnicas de plantio, manuseio e preparo de receitas com plantas medicinais. As atividades são voltadas para pessoas idosas e para jovens até 30 anos, com foco nos membros de povos e comunidades tradicionais (PCT) de matriz africana e indígena, aberto também a toda a população idosa de Belo Horizonte. 

Um projeto inovador, pela primeira vez executado pelo Executivo municipal, contou com a participação de 45 pessoas nas formações. As oficinas teóricas e rodas de conversa têm como objetivo principal a troca de saberes sobre plantas e ervas medicinais e suas possibilidades de usos como prevenção e tratamento. Já as oficinas práticas visam abordar os conhecimentos acerca das técnicas de plantio em áreas urbanas, priorizando técnicas do plantio sustentável em territórios de povos e comunidades tradicionais de matriz africana e indígena, bem como em equipamentos públicos do Município de Belo Horizonte. As ações estão sob a direção dos saberes e fazeres passados pelas Mestras de tradição de matriz africana.

Leia Também:  PBH abre licitação para reforma das calçadas portuguesas da região central

Os participantes aprenderam e compartilharam experiências sobre plantas e ervas medicinais, plantio, criação de hortas, preparo de receitas e fabricação de produtos de tratamento e higiene. Os participantes terão ainda oficinas sobre empreendedorismo, organização de rede de venda e ou troca com a elaboração de plano de negócios e criação de páginas de perfis para a divulgação dos trabalhos. O projeto será concluído com a produção do Guia de Plantas e Ervas Medicinais, pensado a partir das plantas estudadas. 

A diretora de Políticas de Reparação e Promoção da Igualdade Racial, Makota Kisandembu, comenta a ação. “Esse projeto foi pensado no sentido de enfrentamento do racismo religioso impetrado sobre as práticas tradicionais de matriz africana que estão enraizadas no cotidiano da população mineira sem que essa admita a sua raiz africana. Também, na valorização dessas práticas, a juventude se faz importante no sentido de trocar e compartilhar com as nossas mais velhas na perpetuação dos conhecimentos. 

O projeto Chá de Saberes é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, com recurso do Fundo Municipal do Idoso e executado pela Diretoria de Políticas de Reparação e Promoção da Igualdade Racial de Belo Horizonte. 
 

Leia Também:  Decreto da PBH regulamenta Lei Geral de Proteção de Dados no município

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade